Início > Uncategorized > Gato Fedorento inspira Nestlé…

Gato Fedorento inspira Nestlé…

Mas o que vem a ser isto? Primeiro o Acordo Ortográfico manda as raízes da nossa língua às urtigas. Agora querem acrescentar ao português uma palavra descabida, sinónima de uma já existente.

Mas em que é que esta gentinha da Nestlé anda a pensar? A Língua Portuguesa não é uma distribuição Open Source que permita a qualquer energúmeno fazer alterações e/ou acrescentar termos à sua vontade. Parecendo que não, esta coisa da linguística tem regras caraças! Qual seria então a vantagem de integrar a palavra “mudasti” no nosso dicionário? Serei só eu a achar que a nossa conhecida “mudaste” serve muito bem para exercer as funções que lhe são exigidas? Porque não seguir a velha máxima do “Em equipa que ganha, não se mexe.”? Para quê insistir no “despedimento sem justa causa” das palavras já existentes? E depois há também os argumentos usados pelos promotores:

“Aqueloutro teu toucado já estava um pouco durado. Ainda bem que o comutaste.

O quê? Aqueloutro? Toucado?

Tradução:

Aquele teu penteado já estava um pouco datado. Ainda bem que mudasti.”

Basicamente, o que esta gente está a fazer é deturpar a função de um dicionário. Ora, quando não se sabe uma palavra, vai-se ao fiel dicionário e as dúvidas dissipam-se. Não nos vamos meter a inventar palavras e conceitos por sermos incultos e não percebermos o que nos é dado a ler. Em pleno e correcto português. É a onda do facilitismo e alienação no seu auge. Ridículo, no mínimo.

Acho, sinceramente, que algo como a nossa língua jamais deveria ser posta em causa por um miserável anúncio publicitário como este. Isto já chegou ao ponto em que sketches humorísticos já saltam a vedação entre a realidade e a hilariante ficção. Refiro-me, obviamente, a isto.

A presente situação não passa de uma  tresloucada publicidade reles, a fim de tentar potenciar as vendas com um pretexto tirado dos pergaminhos do humor. Decadente…

  1. barna
    18 Julho, 2010 às 21:15

    concordo plenamente com o que escreves te :D

  2. Ghost
    19 Julho, 2010 às 02:56

    Aposto que é aquele gajo do (fail)blog de jogos

    • 19 Julho, 2010 às 02:57

      Nem mais Ghost, é ele mesmo. E tu nem sabes da PM que me mandou. Pobre coitado. Deve ser mais frustrado que o caraças. Triste criatura…

  3. Ghost
    19 Julho, 2010 às 03:16

    É pena haver pessoas assim, é que é mesmo triste

  4. Fvao002
    20 Julho, 2010 às 00:21

    LOOOL excelente blog continua assim que esta optimo ^.^ apesar de ser pura verdade e ser uma grande estupidez essa cena do mudasti, fartei-me de rir da maneira que escreves que é muito boa sim senhor :D mais uma vez continua assim que este blog ainda vai muito longe ^.^

    (o outro triste não tem mais nada para fazer, vem para aqui dizer que tens dor de cotovelo, enquanto foi ele que veio para aqui falar sem ser chamado LOL)

  5. Fvao002
    20 Julho, 2010 às 00:22

    ups enganei-me :/ quem escreveu “dor de cotovelo” foste tu sorry lool xD

  6. Ro
    24 Julho, 2010 às 08:01

    Não podia concordar mais contigo. Detesto, repugno que ofendam o português assim.

    Gosto do teu blog. Mesmo muito !

  7. esponjinha ^^
    2 Agosto, 2010 às 22:43

    Eu quando vi esta triste ideia pela primeira vez fiquei sem qualquer tipo de reacção -.- como é que uma marca de chá gelado se dá ao luxo de tentar incluir no dicionário uma palavra que não sei bem em que dialecto foi inspirada! Sinceramente é repugnante ver ao que a publicidade chega e mais repugnante ainda ver que as mentalidadezinhas deste nosso país são bem capazes de aderir em massa para alcançarem o objectivo da marca. Isto porque? Para mais tarde contarem aos filhos que contribuiram para que uma nova palavra entrasse no dicionario. Não é fantástico? É um óptimo objectivo de Vida sem dúvida. Opa por favor !!

  8. Alguém com uma duvida
    20 Agosto, 2011 às 21:12

    Nestea e Nestlé não são a mesma coisa ou são ? O.o

  9. 21 Agosto, 2011 às 12:10

    A Nestlé é o grupo empresarial detentor da marca “Nestea”. Daí o prefixo “Nes”.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: