Luto

Nunca fui muito dado a ajudar quem não conheço. Sempre fui um pouco egoísta durante toda a minha Vida. Talvez porque me apercebi muito cedo que nunca conseguiria ajudar toda a gente que precisa. Portanto, decidi apenas ajudar aqueles que me são próximos. Ou os que eu acho que merecem.

E penso que é a esta minha maneira de ser/agir que se deve a minha profunda admiração pelos bombeiros. Pessoas que ajudam, sempre, independentemente da hora, local, ou tarefas que possam estar a executar. Admiro-os. São, sem dúvida, melhor seres humanos que eu. E ontem os Bombeiros Voluntários de Alcobaça ficaram significativamente mais pobres…

João Pombo Domingos, de 42 anos, pai de dois filhos, faleceu ontem, enquanto se deslocava entre duas frentes de incêndio, em São Pedro do Sul. O camião onde seguia, devido ao enorme peso que carregava em água, resvalou e capotou, colhendo a vida do subchefe dos bombeiros de Alcobaça.

Quantos homens deste valor vamos nós perder até aprendermos a ser cidadãos conscientes? Quantos hectares de floresta e casas serão necessárias para fazer ver ao Ministro da Administração Interna que os nossos bombeiros necessitam de mais meios para fazer frente às chamas? Chega, bolas. Basta de fazer estatísticas sobre as cinzas do que ardeu. Há sim, que evitar essas mesmas cinzas de aparecerem.

A Polícia Judiciária já deteve dez incendiários este ano. Mas devido à eficaz e célere bela merda que a nossa Justiça é, estes encontram-se em prisão preventiva, para daqui a uns dias serem soltos. Ou por falta de provas, ou por estarem demasiado tempo a ocupar celas. Será muito complicado agendar-se, sem mais delongas, um julgamento para esta escumalha piromaníaca? Penso que não. As soluções que me parecem justas, são apelidadas de desumanas pelos fundamentalistas dos direitos humanos. Mas garanto-vos que, se não levasse à cessação destes casos, iria, com certeza, protagonizar uma descida bem acentuada destes casos. O sistema apodrece, ao mesmo tempo que cria e formata (mal) estes animais. E quem sofre é sempre quem tem a menor das culpas. Os bombeiros.

Escrevo isto não apenas para mostrar a minha revolta e desdém por quem causa estas situações, mas também para prestar homenagem a alguém que sempre ajudou toda a gente, sem nunca pedir nada em troca. Alguém de valor, efectivo e inegável. E há que parar um pouco, olhar para estas situações, e pensarmos duas vezes antes de mandarmos um cigarro pela janela do carro, antes de atear-mos uma fogueira para um churrasco no meio de mata, ou antes mesmo de negarmos uma moeda ao bombeiro que vem, humildemente pedir à janela do nosso carro num qualquer cruzamento. Com toda a certeza que a moeda fará mais diferença na caixinha de peditório deles, que na nossa carteira. Pois, já que o Estado não os apoia, que apoiemos nós, os sortudos que os temos sempre lá quando necessitamos.

P.S.- “É tão triste vê-lo partir desta forma, Deus devia proteger estes homens, que arriscam a vida para salvar os bens de desconhecidos” disse a Dona Maria Rita, vizinha do quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça. Mas Dona Maria, se estivesse à espera dele, o tão adorado deus, para apagar os incêndios, já Portugal tinha ardido há muito tempo. Dessa forma, se eles, os de vermelho, não são deuses, serão, com toda a certeza, santos. Santos a que tanta gente não dá valor…

  1. esponjinha ^^
    12 Agosto, 2010 às 14:13

    Só tenho a dizer que disseste tudo o que há para ser dito ! Há que os valorizar bastante por terem a coragem de enfrentar algo bem mais forte do que eles e muitas vezes para protegerem quem não conhecem de lado nenhum ! Num mundo cheio de egoismo, é de louvar esta profissão e os seus actos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

