Início > Uncategorized > Super-Heróis, esses vilões!

Super-Heróis, esses vilões!

“Já não há heróis como os de antigamente. Uma das conclusões da convenção anual  da Associação Americana de Psicologia é que os heróis actuais, como Hulk, Action Man ou Iron Man são um mau modelo para os adolescentes. Enquanto o Homem-Aranha era tímido e se preocupava com a avó e o Super-Homem  ajudava sempre os aflitos, os heróis de agora “participam numa espiral de violência sem fim, lutando com um vilão após outro, são agressivos, quase nunca dizem que agem em defesa da humanidade e tratam mal as mulheres”, diz Sharon Lamb, professora de Saúde Mental da Universidade de Massachusetts. O Batman havia de metê-los na ordem.”

– Revista Sábado nº329

~

Esta notícia é, claramente, fruto das mais fervorosas convicções saudosistas. Vêm, portanto, criticar os heróis de hoje em dia, afirmando, ao mesmo tempo, que os antigos é que eram bons. Mas há, contudo, algumas nuances que merecem um reparo. Primeiro, os senhores da Associação Americana de Psicologia (AAP) classificam o Hulk, o Action Man e o Iron Man como “heróis de agora”. O que lhes passou ao lado é que o Hulk foi criado em 1962, o Iron Man em 1963, enquanto o Action Man viu a luz do dia em 1966. Ora, se a matemática não me falha, a personagem mais nova das anteriormente nomeadas conta já 44 anos. E tendo em conta que o conceito de super-herói não é muito mais velho que isso, poderia afirmar-se, correctamente, que qualquer um destes 3 heróis pertence à época em que se deu a génese deste tipo de personagens. Então como é que esta gentinha da AAP vem para a rua fazer declarações destas?

E como se isto não bastasse, a senhora professora de Saúde Mental da Universidade de Massachusetts comprova que o seu estado psicológico não é são ao levar demasiado a sério o papel de uma mera personagem de BD. Usa até o argumento “(…) tratam mal as mulheres.”. Ora, que eu saiba, em nenhuma aventura destes ilustres heróis sucedeu algum episódio de violência doméstica, ou agressão para com mulheres indefesas. Nem tão pouco violações. Não percebo, portanto, o ponto de vista desta senhora. Talvez tenha esta opinião por nunca ter ouvido falar de Silvio Berlusconi, um senhor bem educado que, por acaso, dirige um nobre país europeu..

P.S.- O Homem-Aranha não se preocupa com a avó. Nada disso. A mulher é tia dele. O moço, à excepção do tio, nunca conheceu outros membros da família, sequer.

  1. Ema Pereira
    21 Agosto, 2010 às 20:17

    Ahahah, muito bom este post! Não sei mesmo onde é que esta gente anda com os neurónios para até virem falar mal de personagens de BD. Mas, no teu caso, as células nervosas são sempre muito bem utilizadas, sim senhor. :)

  2. Freek
    22 Agosto, 2010 às 14:04

    ahahah que ownagem xD

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: