Início > Uncategorized > A gata assanhada…

A gata assanhada…

 

O design original, de 1976.

 

Para mim, o relativamente recente sucesso da Hello Kitty é uma enorme incógnita. Ora, datando a patente da obra de Yuko Shimizu de 1976, como é que, só após sensivelmente 30 anos é que a boneca ganha realmente um boost de popularidade? A minha irmã, que é 8 anos mais velha que eu, ainda se lembra de, no tempo dela, haver uma certa popularidade desta gata. Mas admite, no entanto, que entre essa altura e esta em que nos encontramos, a gata nipónica caiu em esquecimento por parte dos consumidores. Coisa curiosa, a de haver crianças que idolatram uma boneca, muitas vezes, mais velha até que os próprios pais.

Mas vá, colocando a cronologia do sucesso de lado, o que me leva a escrever isto é a forma como a gata evoluiu. Não o design da mesma, pois esse, não mudou. Mas sim os adornos e acessórios que lhe imprimiram. Há uns dias chega um promotor da Optimus Kanguru à Worten, e deixa uma série de panfletos com a gata na sua versão azeiteira. A bichana aparece, em grande plano, com uns calções curtos de se ver as nádegas, um colar até ao pélvis, um cinto largo, rosa choque e um piscar de olho devasso.

Ora, a gatinha aqui, personifica, de forma perfeita, a labreguice que tanto odeio em algumas mulheres. Algo que lhes faz perder grande parte, senão todo o charme. E incutem isso nas crianças, já desde cedo. Entre o design de 1976 e o de agora, a imagem que transparece é radicalmente diferente. Eu até nem condeno o espírito rebelde que lhe querem associar. Agora, pode muito bem ser-se rebelde, sem se ser labrego. Deve-se, até. Mas, ao que tudo indica, as pessoas do Departamento de Marketing da Kanguru gostam é de gente labrega e azeiteira, como se diz à boa moda do Norte.

Enfim, é apenas mais um exemplo de reles marketing, onde uma gata mais se assemelha a uma cadela ordinária. Boas ideias precisam-se.

  1. Freek
    1 Outubro, 2010 às 19:57

    sim tá azeiteira, mas a kitty tá uma gata xD

  2. Carolina
    7 Outubro, 2010 às 21:01

    eu nao gosto nada desta gata

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: