Início > Uncategorized > Fricções indesejadas

Fricções indesejadas

Há quase duas semanas, a Coreia do Norte mostrou ao cientista norte-americano Siegfried Hecker, uma nova fábrica – ao que tudo indica, ultramoderna – de enriquecimento de urânio, matéria basilar na feitura de armas nucleares. Hecker foi autorizado pelo governo de Pyongyang a visitar as avançadas instalações. Acto, no mínimo, estranho, pois falamos do país mais recatado do Mundo.

Findada a visita do cientista, e passados poucos dias, o Governo de Kim Jong-Il decide bombardear uma ilha sul-coreana no Mar Amarelo. Acto inédito, desde a Guerra da Coreia (1950-1953). Inédito e, no mínimo, preocupante.

Ontem, Kim Tae-young, Ministro da Defesa da Coreia do Sul pede a demissão no seguimento  de fortes críticas de que foi alvo por ter optado por não ripostar os ataques dos vizinhos do norte. Hoje já foi nomeado o substituto, Kim Kwan-jin, antigo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Sul Coreanas. Estão também já marcadas para este fim-de-semana várias manobras navais por parte da Coreia do Sul, em conjunto com a Marinha dos Estados Unidos da América. A China, aliada da Coreia do Norte, não reagiu bem ao saber destes planos. Já Pyongyang ameaça com mais fogo.

Estamos, portanto, na iminência da eclosão de um novo conflito. Um confronto entre a Coreia do Norte, país extremamente militarista, aliada da China, uma das maiores potências mundiais, a Coreia do Sul e, por arrasto, os países daquela zona asiática, com o envolvimento inegável dos Estados Unidos. É algo que não faz falta neste momento. A diplomacia vai ter que mostrar ao Mundo para que é que foi criada…

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: